quinta-feira, 8 de junho de 2017

Livro Orgulho e Preconceito

Olá pessoal, Escuto falar de Orgulho e Preconceito desde criança, mas a primeira vez de fato que fui atrás de conhecer algo relacionado ao mesmo foi em 2015. No Netflix tem a adaptação de 2005, estrelando Keira Knightley no papel de Elizabeth e Matthew Macfadyen no papel de Mr Darcy. Lembro que depois de assistir fiquei completamente apaixonada e virou um dos meus filmes favoritos sempre, e então decidi que quando tivesse oportunidade eu leria o livro. Esse ano enfim consegui comprar na Bienal a versão da BestBolso, e como esperado é um dos melhores livros que eu já li, então vamos a resenha, primeiro vou falar sobre o livro e personagens e depois vou fazer um pequeno comparativo com o filme.
Orgulho e Preconceito é o segundo romance da escritora Jane Austen publicado em 1813. A história se centra na vida da jovem Elizabeth Bennet, a segunda de cinco filhas do casal Bennet e mostra como a mesma lida com a sociedade de seu tempo. Mesmo sendo ambientado no século XIX , a forma como os temas educação, moral e casamento são abordados fazem com que o enredo continuei atual e é quase impossível não deixar de se identificar com pensamentos e personagens ou de fazer um comparativo comportamental com o nosso estilo de vida atual. Vou fazer agora um pequeno comparativo com o filme de 2005, lembrando que Orgulho e Preconceito têm cinco adaptações para o cinema, mas a de 2005 é digamos assim a mais famosa:
Livro X Filme - O livro obviamente é bem mais detalhado que o filme, mesmo lendo todo dia sempre que dava, demorou um bom tempo para eu terminar, mas em termos de diálogo o filme de 2005 é bem fiel e as falas mais importantes estão todas lá.
Personagens do Livro X Personagens do Filme - No geral em termos de personalidade os personagens foram bem fieis, principalmente a família da Elizabeth, ela se dá muito bem com o pai e a irmã mais velha Jane e tanto a mãe quanto as duas irmãs mais novas são bem fúteis, frívolas e como o pai de Elizabeth gosta de falar “tolas”. Como Orgulho e Preconceito tem muitos personagens, vou falar dos dois principais e mais importantes: 
Elizabeth Bennet - Considero-a uma personagem a frente do seu tempo, é inteligente, observadora, bonita e alegre. Diferente das outras moças que só pensavam em futilidades e agiam conforme o momento acho que Elizabeth sempre conseguia fazer suas escolhas com sabedoria. Uma personagem que sabe se defender, mas claro que ela também tem o defeito de julgar a personalidade dos outros pelas primeiras impressões. 
Fitzwilliam Darcy - Bonito, inteligente e rico, mas diferente dos outros por ter um comportamento reservado, Mr Darcy passa a impressão de que é extremamente orgulhoso e arrogante. Junto com Elizabeth eles formam o casal mais “pé no chão” que eu já vi, eles só ficam juntos depois que se conhecem bem e nesse momento é focado no ponto alto do livro o de ter cuidado ao julgar os outros.
Então basicamente é isso, na verdade tem muito a ser dito sobre Orgulho e Preconceito, mas decide tentar não dar muito spoiler para incentivar que vocês procurem ou ler ou assistir algo sobre essa história maravilhosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário